segunda-feira, 7 de setembro de 2015

SÃO JOÃO I - dia 18 de maio

 

João é natural de Túsculo, em Itália. No ano 523, foi eleito o sucessor do Papa Hormisda.
O Papa Hormisda e o imperador Justino tinham feito cessar o cisma entre Roma e Constantinopla. No final de 524, este imperador decretou o fecho das igrejas arianas de Constantinopla e a exclusão dos arianos de funções civis e militares.
No tempo do Papa João I, Roma era governada pelo imperador Teodorico, o Grande, rei dos bárbaros arianos que tinham invadido a Itália. O imperador obrigou o Papa João I a ir até Constantinopla para pedir ao imperador Justino a revogação daquele decreto.
O imperador não acedeu, não aceitou parar com a perseguição aos arianos mas, concordou em devolver as igrejas confiscadas apesar de manter a proibição de arianos convertidos ao catolicismo poderem voltar ao arianismo.
O imperador Teodorico não aceitou o fracasso da missão do Papa João I e, quando ele voltou a Roma, foi detido e feito prisioneiro em Ravena. Morreu no dia 18 de maio de 526. Foi declarado mártir da Igreja.

Oração:

Ó Deus de infinita misericórdia, que consagrastes este dia ao martírio do Papa João I, ouvi as preces do Vosso povo e concedei que, celebrando os seus méritos, possamos imitar a sua constância na fé.Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.



Sem comentários:

Enviar um comentário