domingo, 13 de setembro de 2015

SANTO IVO - dia 19 de maio



Yves Hélory nasceu na Bretanha, em França, no dia 17 de outubro de 1253. A sua família pertencia à pequena burguesia e Yves recebeu uma educação cuidada e cristã. Depois de terminar os estudos, com 14 anos, foi para a Universidade de Paris para estudar Teologia e ali foi aluno de São Tomás de Aquino. 
Participou de várias conferências, com São Boaventura, aprendendo os preceitos franciscanos. Em 1277, partiu para Orléans onde se especializou em Direito Civil e Canónico, regressando depois à Bretanha.
Trabalhou como conselheiro jurídico e juiz eclesiástico e também como juiz episcopal na arquidiocese de Rennes. Julgava todo o tipo de casos como heranças, litígios, ...com exceção de processos criminais.
Em 1824 foi ordenado sacerdote continuando, contudo, a exercer a profissão de advogado e juiz. Era chamado "Advogado dos Pobres" pois defendia os mais desfavorecidos, construindo mesmo um hospital onde ajudava, pessoalmente, a cuidar dos doentes.
Gostava de passar a noite em estudo e oração mas também saía em busca dos mais necessitados pregando, orientando e ajudando financeiramente quem precisava, conseguindo o respeito e admiração de todos.
Santo Ivo de Kemartin morreu com 50 anos, de causas naturais, no dia 19 de maio de 1303. Está sepultado na Catedral de Tréguier, atraindo numerosos fiéis. Foi canonizado no ano 1347.
Em Itália, a igreja de Sant'Ivo Allá Sapienza, é dedicada a este santo. Ele é representado com uma bolsa na mão direita (dinheiro que dava aos pobres), e um papel enrolado na mão esquerda (advogado).
Padroeiro dos advogados.























Oração:



























Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e intrépido defensor da justiça, vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados da justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, posposto todo interesse subalterno e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da injustiça e do mal. Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei, junto ao trono de Deus, a vossa missão de advogado e nosso protetor, a fim de que as nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso patrocínio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.





























Sem comentários:

Enviar um comentário