segunda-feira, 24 de agosto de 2015

SÃO PASCOAL BAYLON - dia 17 de maio

 

Pascoal Baylon é espanhol, nascido na cidade de Torre Hermosa, no dia 16 de maio de 1540. De família humilde, muito novo se tornou pastor de ovelhas e, aos dezoito anos, tentou a entrada no convento franciscano de Santa Maria do Loreto, para seguir a sua vocação. A primeira tentativa não foi frutuosa mas, em 1564, depois de ter recusado a herança que um homem rico que ele havia curado e por causa dos seus dons carismáticos, teve finalmente entrada na Ordem.
Pela humildade que lhe era inerente, Pascoal foi sempre um irmão leigo que exercia funções de porteiro e ajudando no que era preciso. Era um homem bom e caridoso, fazendo muita oração e penitência. Por ser de origem humilde, não tinha formação intelectual mas muitos dons lhe foram dados pelo Espírito Santo.
A sua fama era tal que a ele acorriam personalidades ilustres da época, recorrendo ao seu aconselhamento sábio. Também o seu superior lhe confiava tarefas importantes, como transportar documentos importantes até Paris. Essa viagem, fê-la Pascoal descalço, a pé, vestindo o hábito franciscano e correndo sérios riscos de vida.
Defendia com paixão a sua fé e lutou contra os calvinistas franceses que negavam a eucaristia. Com a sua pouca cultura, era um homem loquaz quando dissertava sobre a sua espiritualidade e a eucaristia.
É considerado um dos primeiros teólogos da eucaristia pois deixou-nos um pequeno livro onde comprova a presença real de Cristo na eucaristia, bem como o poder sagrado que é transmitido ao sacerdote.
No dia 17 de maio de 1592, com cinquenta e dois anos, Pascoal exalou o último suspiro em Vila Real, Valência. Foi canonizado em 1690.

Padroeiro das obras e dos congressos eucarísticos, nomeado pelo Papa Leão XIII.

Oração:

Permite, Senhor, que por intercessão de São Pascoal Baylon cultive eu, também, muito amor pela Sagrada Eucaristia e que seja para mim fonte de comunhão cada vez maior com Cristo e com a Igreja. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.


Sem comentários:

Enviar um comentário