quarta-feira, 12 de agosto de 2015

SÃO JOÃO NEPOMUCENO - dia 16 de maio
 

Nasceu no ano 1330, em Nepomuk, região da Boémia, na atual República Checa.Os pais tinham já uma idade avançada e eram pobres mas, ainda assim, João formou-se em teologia e direito canónico na universidade de Praga, estabelecimento moderno e muito avançado para a época.
Desde muito cedo que João sabia que a sua vocação era servir a  Deus. Quando se tornou sacerdote, tratou de pôr a render o seu talento de orador sacro, e fê-lo tão brilhantemente que foi convidado para ser capelão e confessor na corte. O rei, Venceslau IV, era um homem de difícil trato e com mau caráter, e deu muito trabalho a João. Já a imperatriz, Joana da Baviera, era uma mulher bondosa e caridosa e fez do sacerdote João seu confessor e seu guia espiritual.
Não se sabe bem como ocorreu o seu martírio, mas sabe-se que o rei Venceslau queria controlar tudo, incluindo a Igreja, e não aceitou de bom grado a chegada do novo bispo que foi enviado por Roma a pedido da rainha. Diz-se, então, que Venceslau queria que João quebrasse o segredo de confissão da rainha, coisa a que não acedeu. Por isso, foi torturado e morto. Depois, às escondidas, o seu corpo foi deitado ao rio Vitava a 16 de maio de 1383.
No dia seguinte, o cadáver apareceu a boiar no rio e a população pôde vê-lo circundado por uma luz misteriosa com cinco estrelas. Foi recolhido e perceberam que era o capelão João. Toda a cidade ficou a saber o que acontecera e que havia mão do rei Venceslau em tal ato. Em procissão, o corpo foi levado e enterrado na Igreja de Santa Cruz, onde ainda se encontra.
João Nepomuceno foi canonizado em 1729 e é hoje celebrado como mártir da confissão e venerado na cidade de Praga.

Padroeiro dos confessores.

Oração:

Concedei-me, ó Senhor do céu e da terra, ser sempre firme na luta pelos direitos da fé e da Igreja e, por intercessão de São João Nepomuceno, dai-me, Senhor, a graça que vos peço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário