quarta-feira, 22 de julho de 2015


SÃO PANCRÁCIO - dia 12 de maio

 

Pancrácio é oriundo de Roma, filho de pais ricos, nobres e cristãos e também amigos do imperador Diocleciano. Os pais morreram quando era ainda criança e foi viver com um tio chamado Dionísio. Com a ajuda do tio estudou em Roma e ficou até a morar na mesma casa onde o Papa Marcelino fazia o seu retiro, este respeitava Pancrácio pelas suas qualidades como a modéstia, a bondade, a piedade a fé.
Diocleciano era conhecido pelas perseguições que movia contra os cristãos. Pancrácio e o tio foram denunciados e julgados. O tio foi de imediato morto. O jovem Pancrácio, que contava então apenas catorze anos,  mereceu alguma consideração por parte do imperador, atendendo à sua idade e aos laços de amizade que o tinham ligado à família do jovem. O imperador tentou convencê-lo a mudar a sua fé mas Pancrácio, apesar de jovem, não se deixou seduzir, e manifestou claramente que não temia a morte, pois ela o levaria de imediato até Deus. O imperador não esperou mais e mandou decapitá-lo. Isso aconteceu no dia 12 de maio de 304.
O seu túmulo está no cemitério de Ottavilla, na Via Aurélia, uma das mais famosas de Roma, onde o Papa Símaco, no século VI, mandou erigir uma igreja em sua homenagem.
Muitas outras igrejas foram construídas em louvor do santo, nomeadamente em outras localidades de Itália, França, Espanha e Inglaterra.
A sua fama e devoção espalharam-se e  mantêm-se até ao presente.

Padroeiro dos enfermos em Itália, dos trabalhadores em Espanha e da Juventude de Ação Católica na América Latina.

Oração:

Ó glorioso São Pancrácio, alcançai-me de Deus o trabalho honrado e suficiente para as minhas necessidades nesta vida temporal. Peço ainda saúde e força para fazer o meu trabalho e, através de vós, confio que que alcançarei a glória de Deus. Ámen.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário