sábado, 20 de junho de 2015

SÃO LÚCIO DE CIRENE - dia 6 de maio

 

Lucas, nos Atos dos Apóstolos, afirma que Lúcio tinha parte ativa na comunidade cristã de Antioquia, bem como outros profetas e doutores, como Barnabé, Simeão (também chamado Níger), Manaen e Saulo:

"Havia na igreja, estabelecida em Antioquia, profetas e doutores: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaen, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo." At 13, 1

Lúcio era de Cirene, na Líbia, e aí foi bispo nos primeiros tempos do cristianismo. Estes cinco profetas representavam a base da primitiva Igreja de Antioquia, segundo rezam os registos de Jerusalém.
Deste profeta só há indicação do lugar de origem mas não deve ser confundido com o mártir do mesmo nome que foi sacrificado no tempo do imperador Diocleciano, esse é celebrado noutra data.
No Martirológio Romano existem pelo menos vinte e dois santos com este nome e hoje comemora-se o santo mais antigo e do qual há menos informações.


Oração:

 Ó Deus, que fizestes de Lúcio de Cirene um evangelizador da Vossa doutrina, dai-nos, por sua intercessão,  a fé e a perseverança para seguirmos e espalharmos a fé cristã. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.


Sem comentários:

Enviar um comentário