sábado, 13 de junho de 2015


SÃO FILIPE E SÃO TIAGO, o Menor, Apóstolos - dia 3 de maio

Filipe é natural de Batsaida, é o quinto na enumeração dos Apóstolos. Ele é autor de uma epístola dirigida às comunidades cristãs. Depois de pregar pela Ásia Menor, aos oitenta e sete anos, é crucificado como Cristo.
São Tiago designado como "o Menor" para se distinguir do outro Tiago, irmão de João, é primo de Jesus. Alertava os homens para o peso das palavras, para não se usarem palavras supérfluas, pois delas se daria conta ao Criador. Morreu apedrejado em 62, após tentativa de o deitarem do pináculo do Templo. Foi condenado pelo sumo sacerdote Ananias II.

As relíquias de São Filipe e de São Tiago, dois mártires, foram levadas de Hierápolis para Jerusalém e daí para Roma, onde repousam na  igreja dos Santos Apóstolos. Daí veio a celebração de ambos no dia 3 de maio.

Esta é uma das passagens da Bíblia, onde Filipe é citado:

Depois disto, Jesus foi para a outra margem do lado da Galileia, ou de Tiberíades. Seguia-o uma grande multidão, porque presenciavam os sinais miraculosos que realizava em favor dos doentes. Jesus subiu ao monte e sentou-se ali com os seus discípulos.
Estava a aproximar-se a Páscoa, a festa dos judeus. Erguendo o olhar e reparando que uma grande multidão viera ter com Ele, Jesus disse então a Filipe: "Onde havemos de comprar pão para esta gente comer?" Dizia isto para o pôr à prova, pois Ele bem sabia o que ia fazer.
Filipe respondeu-lhe: "Duzentos denários de pão não chegam para cada um comer um bocadinho." Disse-lhe um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro: "Há aqui um rapazito que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas que é isso para tanta gente?" Jesus disse: "Fazei sentar as pessoas."
Ora, havia muita erva no local. Os homens sentaram-se, pois, em número de uns cinco mil. Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os pelos que estavam sentados, tal como os peixes, e eles comeram quanto quiseram. Quando se saciaram, disse aos seus discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca." Recolheram-nos, então, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada que sobejaram aos que tinham estado a comer.
Aquela gente, ao ver o sinal milagroso que Jesus tinha feito, dizia: "Este é realmente o Profeta que devia vir ao mundo!" Por isso, Jesus, sabendo que viriam arrebatá-lo para o fazerem rei, retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
 João 6, 1-15
Oração:

Ó Senhor, por intercessão e méritos dos apóstolos Filipe e Tiago, eu Vos peço a graça do desassombro no anúncio e testemunho do Santo Evangelho. Abençoai-me e concedei-me os dons que me são necessários para que eu possa cumprir a minha missão evangelizadora na minha família, no meu trabalho e na sociedade. São Filipe e São Tiago, rogai por nós! Maria, rainha dos apóstolos, rogai por nós! Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário