segunda-feira, 8 de junho de 2015

SANTO ATANÁSIO, bispo e doutor da Igreja - dia 2 de maio

 

Atanásio nasceu no Egipto, em Alexandria, no ano 296. Era diácono aquando do I Concílio Ecuménico de Niceia que teve lugar em 325. Acompanhou o bispo S. Alexandre, como seu assessor. Neste Concílio foi reafirmada a divindade de Cristo, que os arianos pretendiam ser inferior à de Deus Pai. Também aqui se definiu o Credo, que nós continuamos a rezar. Atanásio argumentou primorosamente e os argumentos apresentados pelos arianos foram por ele refutados brilhantemente, com clareza e evidência, o que espantou e surpreendeu todos.
Tornou-se bispo de Alexandria em 328, sucedendo a S. Alexandre, apenas com trinta e um anos de idade. Dirigiu a Igreja de Alexandria por quarenta e seis anos, num período de sofrimento e perseguições, sendo um incansável defensor da doutrina dos Apóstolos.
Foi perseguido por imperadores e pelos arianos e foi quatro vezes para o exílio, mas regressou e viu triunfar a doutrina de Cristo. Nestes exílios, refugiava-se no deserto, onde conheceu e conviveu com Santo Antão. Deixou inúmeros documentos escritos e é um dos quatro grandes doutores da Igreja.
Morreu com setenta e sete anos, reconhecido por toda a Igreja.

Patriarca de Alexandria.

Do Tratado de Santo Atanásio, "Contra os pagãos":

   O Pai de Cristo, santíssimo e imensamente superior a todas as coisas criadas, como ótimo timoneiro, pela sua sabedoria e pelo seu Verbo, Cristo Nosso Senhor e Salvador, governa, dispõe e executa sempre todas as coisas de modo conveniente, como Lhe parece justo. Ninguém certamente negará a ordem que observamos na criação, porque Deus assim o quer. Se a criação se movesse ao acaso e sem ordem, nenhuma fé mereceriam estas afirmações. Mas se, pelo contrário, o mundo foi criado com ordem, sabedoria e prudência, e foi ornado de toda a beleza, temos necessariamente de admitir que o seu autor e artífice não é senão o Verbo de Deus.

Oração:

Ó Deus, por intercessão de Santo Atanásio, eu Vos peço, Senhor, fidelidade e perseverança nos ensinamentos de Jesus, e que eu possa também ser, no dia a dia, testemunho de vida cristã. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário