sábado, 13 de junho de 2015


SANTA ANTONINA DE NICEIA - dia 4 de maio

 

Antonina, tem etimologia grega e significa nascida primeiro, ou que enfrenta os seus adversários. Era um nome muito popular entre os povos latinos e também entre os cristãos.
Santa Antonina, aparece no Martirológio Romano três vezes: 1 de março, 4 de maio e 12 de junho, como se fossem pessoas diferentes. No século XVI, César Baronio, cardeal e bibliotecário do Vaticano, unificou os calendários litúrgicos de várias regiões. Como Santa Antonina aparecia celebrada em diferentes países e em datas diferentes, não se deu conta de que era uma só pessoa. Em todos eles é descrito o fim da santa de forma diferente.
Apurou-se então o destino de Santa Antonina através de um códice Jeronimiano do século V, confirmando que só uma mártir com este nome tinha morrido em Niceia.
A santa foi martirizada no século IV, no tempo do imperador Diocleciano, na cidade de Niceia (atual Turquia). Foi denunciada como sendo cristã, foi presa e condenada à morte. Torturaram-na de muitas maneiras: com ferros em brasa, queimaram-lhe as mãos e os pés, depois foi amarrada e colocada numa pequena cela com chão forrado de brasas, onde esteve dois dias. Voltou ao tribunal e, como não renegou a sua fé, foi fechada dentro de um saco e atirada para o fundo de um lago pantanoso nos arredores de Niceia. Isto aconteceu no dia 4 de maio de 306, data em que se celebra esta santa e mártir.

Oração:

Ó Deus, que deste fé e coragem a Santa Antonina, concedei-me também ser firme na minha fé e dai-me coragem para enfrentar todas as tribulações da minha vida. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.



Sem comentários:

Enviar um comentário