sábado, 6 de junho de 2015


 SÃO JOSÉ  OPERÁRIO - dia 1 de maio




O Papa Pio XII, em 1955, instituiu a festa de São José Operário, na mesma data em que se celebra o Dia do Trabalhador.
São José foi um trabalhador incansável, na sua atividade de carpinteiro. Jesus foi um trabalhador incansável para salvar os homens do pecado e lhes dar a consciência do seu real valor. É realmente muito apropriada a escolha do dia em que se celebra o trabalhador, a luta pelo trabalho e por uma vida digna, que São José seja lembrado.
Este é também o dia em que a Igreja lembra e homenageia o fatídico primeiro de maio, em Chicago, em que vários operários de uma fábrica se revoltaram contra a forma desumana como eram tratados e o desrespeito dos patrões pela sua sua condição de homens com direitos. Eram trezentos e quarenta os que estavam em greve e foram massacrados pela polícia a mando dos patrões. Cinquenta ficaram gravemente feridos e seis foram assassinas nos confrontos.
São José é o modelo de operário, sustentou a sua família durante toda a vida com o seu trabalho, cumpriu os seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho a profissão de carpinteiro e, desta forma, permitiu que todas as profecias se cumprissem e que a humanidade fosse salva.
Ao proclamar São José como protetor dos trabalhadores, a Igreja dá-nos um patrono exemplar, um homem que aceitou ser pai adotivo do Filho de Deus e que deu o exemplo de um bom pai e de um bom trabalhador.

Oração para pedir emprego:

Ó meu querido Santo Trabalhador, que em vida fizestes a vontade de Deus através do trabalho, abre as portas do comércio para que eu possa conseguir um emprego. Dai-me força e coragem para não desistir ao primeiro não. Que eu tenha a disposição de Santa Teresa d'Ávila, a simplicidade de Maria de Nazaré e a força de Santo António. Meu São José, padroeiro dos trabalhadores, não me deixes sem o pão nosso de cada dia e sem perspetiva de um novo dia para a minha família. Prometo, com o dinheiro do meu futuro emprego, ajudar uma instituição de caridade e divulgar esta devoção. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.



Sem comentários:

Enviar um comentário