sexta-feira, 22 de maio de 2015


SÃO MARCOS, Evangelista - dia 25 de abril





Marcos, ou João Marcos, era um judeu da tribo de Levi, filho de Maria de Jerusalém e, segundo os historiadores, terá sido batizado por Pedro. Fazia parte de uma das famílias cristãs mais antigas de Jerusalém. Ainda era pequeno e já a sua casa era um local de encontro e de reunião dos apóstolos e dos primeiros cristãos. Foi em sua casa que Jesus Cristo celebrou a última ceia, quando instituiu a eucaristia e, foi também ali que os apóstolos receberam a visita do Espírito Santo depois da ressurreição de Cristo.
O evangelho de São Marcos é o mais curto, mas a sua visão é muito especial pois desde criança conviveu com Jesus e também muito novo acompanhou a Sua paixão.
Marcos foi com São Pedro a Roma, na altura em que começava a preparar o segundo Evangelho. Aqui prestou também serviço a São Paulo, durante a sua primeira prisão. Quando Paulo foi preso pela segunda vez, escreveu a Timóteo e pediu-lhe que lhe enviasse Marcos para o ajudar no apostolado.
Escreveu o Evangelho a pedido dos fiéis romanos e seguindo os ensinamentos de São Pedro que, não só aprovou o que Marcos escreveu, como ordenou que fosse lido nas igrejas.
Começa o seu relato com a missão de João Baptista, cuja "voz clama no deserto". Daí ser representado com um leão a seus pés porque, segundo a visão do profeta Ezequiel, o rugido do leão faz estremecer o deserto.
Com o Evangelho, partiu em missão, a espalhá-lo por onde pôde. Diz-se que Marcos, depois da morte de São Pedro e São Paulo, ainda viajou para pregar no Chipre, na Ásia Menor e no Egito, em especial em Alexandria onde fundou uma das igrejas que mais frutos deu.
Diz-se também que foi martirizado no dia de Páscoa, enquanto celebrava uma missa. As suas relíquias foram trasladadas por mercadores italianos para Veneza, cidade que é a sua guardiã e da qual São Marcos é padroeiro desde 828.

Padroeiro dos secretários e da cidade de Veneza.

Oração:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a Seu discípulo Marcos a graça do apostolado cristão e a narração do Seu Santo Evangelho. São Marcos, rogai por nós, para que sejamos iluminados pela força do Evangelho. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário