segunda-feira, 18 de maio de 2015

SÃO JORGE, mártir - dia 23 de abril

 

Jorge nasceu na região da Capadócia, atual Turquia, cerca do ano 275. Ainda criança, foi viver para a Palestina com a sua mãe, após a morte do pai numa batalha. Ainda adolescente, iniciou a-se na carreira militar e, pouco depois, foi promovido a capitão do exército romano.
Com apenas vinte e três anos passou a fazer parte da corte imperial, como Tribuno Militar.
Soube, entretanto, que o imperador Diocleciano pretendia matar todos os cristãos e o jovem revoltou-se contra essa decisão.
Distribuiu todos os seus bens, toda a sua riqueza, pelos pobres e manteve-se fiel a Cristo. Teve o destino de qualquer outro cristão, o imperador mandou matá-lo. Era o dia 23 de abril do ano 303.
Dos relatos do seu martírio consta que foi torturado e forçado a caminhar sobre brasas, mas Jorge não sentia a dor e não se importou de ser enterrado vivo. Os soldados acabaram por degolá-lo. Perante tanta resistência, diz-se que a mulher do imperador se converteu à fé cristã.
O seu corpo foi transportado para Lida, cidade onde crescera e vivera com a mãe, e ali ficou sepultado.
Mais tarde, o imperador Constantino mandou ali erguer uma igreja para a devoção dos fiéis.
Este santo é representado como um guerreiro, montado num cavalo branco, enfrentando um dragão com uma espada.
A lenda reza que, uma pequena cidade turca, costumava ser atacada por um dragão se não lhe entregassem uma donzela. Quando foi a vez da filha do rei ser entregue ao animal, São Jorge matou-o e casou com a princesa.

Padroeiro dos soldados e padroeiro também de Inglaterra, da Lituânia, da Catalunha, de Génova e de muitas outras localidades do mundo.

Oração:

Ó Deus omnipotente, que nos protegeis  pelos méritos e bênçãos de São Jorge, fazei que este grande mártir, com a sua couraça, a sua espada e o seu escudo, que representam a fé, a esperança e a inteligência, ilumine os nossos caminhos, fortaleça o nosso ânimo e, nas lutas da vida, dê firmeza à nossa vontade contra as tramas do maligno, para que, vencendo na Terra, como São Jorge venceu, possamos triunfar no Céu ConVosco e participar das eternas alegrias. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário