segunda-feira, 25 de maio de 2015


SANTO ANACLETO - dia 26 de abril


A história deste santo, que também foi papa, aprarece-nos descrita de forma confusa. Ele é ou o Papa Anacleto ou o Papa Cleto e que são celebrados até em dias diferentes: 26 de abril e 13 de julho, respetivamente. E esta confusão vai-se adensando, século após século, à medida que se vai narrando a história das suas vidas.
O papa Anacleto (ou Cleto) era grego e foi o sucessor de São Lino, foi o terceiro papa da Igreja de Roma, governando entre os anos 76 a 88.
Durante onze anos viveu em  intensas atividades,  numa época de oscilação entre paz e perseguição aos cristãos, no reinado do imperador Vespesiano e dos seus dois filhos que lhe sucederam, Tito e Domiciano, período em que os cristãos acreditavam que  estava próximo o fim do mundo e o juízo fina, segundo a pregação de  João Evangelista.
Foi também durante o seu papado que o Vesúvio acordou e se registou a sua histórica erupção. Ordenou vinte e cinco sacerdotes em Roma e sancionou a veneração ao túmulo de São Pedro, construindo um monumento sobre a sua sepultura.
Nos textos de Santo Ireneu se pode confirmar a sua eleição como Anacleto I ou Cleto, daí a confusão de se julgar serem duas pessoas diferentes.
Morreu em 88, durantes as perseguições de Domiciano, tornando-o um mártir da Igreja Católica. Foi sepultado ao lado de São Pedro.
São-lhe atribuídas uma série de orientações que condenam o culto de objetos "mágicos e de feitiçaria" e de aceitar comida que tenha sido oferecida aos deuses pagãos. Também se lhe atribui a instauração da "Saudação e Bênção Apostólicas" na abertura das mensagens papais.

Oração:

Glorioso e Eterno Senhor, peço-Vos, pela intercessão do Vosso servo, o Papa Santo Anaclato, que construiu o túmulo de São Pedro, nosso primeiro Papa, a graça de ser sempre um defensor do papado e de cumprir, com zelo apostólico, os deveres do fiel cristão. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário