domingo, 10 de maio de 2015

SANTA INÊS DE MONTEPULCIANO, virgem e abadessa - dia 20 de abril





No dia 28 de janeiro de  1268, nasceu Inês Segni, numa família muito abastada, na aldeia de Graciano, perto da cidade italiana de Montepulciano. A sua vocação manifestou-se muito cedo pois a menina desde muito pequena que procurava lugares silenciosos para orar e conversar com Deus. 

Quase com seis anos de idade, disse aos pais que queria ser religiosa e com nove anos foi entregue aos cuidados das religiosas de São Domingos. Ainda não tinha dezasseis anos quando as suas companheiras a elegeram superiora e o Papa Nicolau VI aprovou esta decisão. 

Havia em Montepulciano uma casa de prostitutas e Inês dizia às suas companheiras religiosas que um dia a transformaria em convento. Ninguém se admirou pois para Inês não havia impossíveis. Além de transformar a casa em convento, converteu também aquelas mulheres.

Viveu intensamente mas a morte apanhou-a com apenas cinquenta anos, vítima de uma doença dolorosa e que a fez sucumbir rapidamente. Era o dia 20 de abril de 1317.

O local da sua sepultura tornou-se ponto de peregrinações e muitas graças foram concedidas por sua intercessão. Passou a ser designada como Santa Inês de Pulciano. Inês de Montepulciano foi canonizada pelo Papa Bento XIII, em 1726. 


Oração:

Santa Inês, que foste exemplo de humildade, caridade, vigilância, vida intensa e oração, abençoai-me e olhai por mim. Olho-vos como uma mãe misericordiosa, que intercederá junto de Deus, por mim e pela minha família, já que necessitamos de tantas virtudes e graças. Que esta fome de Deus, em nós, seja saciada e que a perseverança na oração nos conceda tudo o que o nosso coração tanto deseja e precisa. Concedei-nos a vossa fé, a vossa beleza interior e o vosso amor. Que assim seja. Ámen.


Sem comentários:

Enviar um comentário