quinta-feira, 16 de abril de 2015


Dia 6 de abril - SÃO MARCELINO

Marcelino era amigo e discípulo de Santo Agostinho de Hipona e era um homem sábio e dedicado.
Foi vítima de um engano e condenado ao martírio e à morte.
No tempo do imperador Diocleciano, este ordenou que todos os livros sagrados fossem queimados. Quem obedeceu passou a ser traidor da Igreja. Um destes homens, o bispo Donato, era partidário de que os sacramentos da Igreja só podiam ser ministrados por santos, não por homens comuns, os seus seguidores eram os donatistas. Isto provocou um cisma, com duas visões e atuações diferentes.
Marcelino ocupava dois cargos de grande importância em Cartago, era tabelião e tribuno, era um porta-voz da população junto das autoridades romanas. Era muito religioso, com muita fé e muito dedicado à Igreja. Marcelino opôs-se ao movimento donatista e, em 411, foi denunciado e condenado à morte.
Um ano após a sua morte foi reconhecido o erro do julgamento de Marcelino. Tarde de mais! No entanto, a acusação foi anulada e a Igreja passou a reverenciar Marcelino no dia 6 de abril, data da sua execução.
Este homem sábio inspirou muita da obra de Santo Agostinho de Hipona.
.

Oração:

Senhor, por intercessão de São Marcelino, concedei-me as graças de que necessito  para o meu crescimento espiritual, para que eu possa propagar as Vossas maravilhas entre aqueles que me confiastes. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário