domingo, 12 de abril de 2015



Dia 4 de abril - SÃO ISIDORO de Sevilha



Santo Isidoro nasceu em Sevilha, na Espanha, no ano 560. A família era hispano-romana e muito cristã. Era irmão de santos, São Leandro, São Fulgêncio e Santa Florentina. O pai morreu cedo e Isidoro foi educado por São Leandro, que era bispo de Sevilha. Começou muito novo os estudos religiosos. Diz-se que tinha muitas dificuldades de aprendizagem na escola mas com esforço e ajuda da Divina Providência, formou-se e tornou-se sacerdote.
Trabalhou muito na conversão dos visigodos arianos, a começar pelo próprio rei, e dos judeus espanhóis.
Tornou-se arcebispo e sucedeu a seu irmão, Leandro, no ano 600. Em 619 reuniu e presidiu ao II Sínodo Sevilhano e, no ano 633, presidiu ao IV Concílio de Toledo.
Bispo muito ativo e influente, empenhado em modificar a vida do seu tempo: organizou a vida da Igreja, criou seminários, zelou pela formação de novos sacerdotes, unificou a liturgia, criou regras para a vida monástica. Possuía uma vasta biblioteca e o seu exemplo levou muita gente da época a dedicar-se à boa leitura e aos estudos.
Depois, retirou-se para um convento onde pretendia passar o resto dos seus dias em oração.
A sua casa estava sempre cheia de mendigos e pobres pois tinha o hábito de dividir o que tinha com os mais necessitados. No dia 4 de abril, sentindo que o fim se aproximava, distribuiu todos os seus pertences entre os pobres, pediu perdão pelos seus pecados, recebeu a eucaristia pela última vez e morreu aos pés do altar.
Deixou escrita uma vasta obra sobre cultura, filosofia e teologia, considerada a mais importante do século VII,  obra com vinte e um volumes, chamada Etimologias. É considerado o primeiro dicionário escrito, com biografia das principais figuras da Bíblia, regras para os conventos e mosteiros e comentários sobre os livros da Bíblia.
Dante Alighieri cita Santo Isidoro de Sevilha na Divina Comédia, no capítulo do Paraíso, onde vê "brilhar o espírito ardente" nesse santo.
Em 1722, o Papa Bento XIV, proclamou Santo Isidoro de Sevilha, doutor da Igreja e passou a ser celebrado no dia da sua morte.

Padroeiro dos cibernautas e dos internautas.

Oração para antes de se ligar à internet:

Deus eterno e omnipotente, que nos fizestes à Vossa Imagem e nos mandastes buscar tudo o que é bom, verdadeiro e belo, especialmente na Divina Pessoa do Vosso Filho Unigénito, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, nós Vos pedimos, que por intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor da Igreja, nas nossas viagens através da Internet movamos as mãos e os olhos para as coisas que Vos agradam, e acolhamos com caridade e paciência todos quantos encontrarmos. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.


























Sem comentários:

Enviar um comentário