sábado, 4 de abril de 2015


Dia 30 de março - SÃO JOÃO CLÍMACO, abade


http://arquidiocesedenatal.org.br/wp-content/uploads/2015/03/S%C3%A3o-Jo%C3%A3o-Cl%C3%ADmaco.jpg 

São João Clímaco nasceu em 580. O seu nome é uma alusão à palavra "Klímax", que em grego significa escada. Foi monge no Monte Sinai e adotou este nome porque escreveu um livro, de seu nome, Escada do Paraíso.
Nesta obra, o Santo afirma que há trinta degraus que devem ser galgados para se atingir a perfeição moral. É um resumo da vida espiritual dos contemplativos e solitários. Para São João Clímaco, a oração era a mais alta expressão do homem solitário e ela desenvolve-se eliminando imagens e pensamentos, controlando a respiração e com a repetição de uma palavra repetida inúmeras vezes, que impede a dispersão da mente.
Esta obra foi muito importante na época, influenciando a conduta de religiosos do Ocidente e do Oriente. Ela influenciou também a arte bizantina que tem representações da escada.
Este Santo foi muito famoso em toda a Palestina e Arábia. Diz-se que era oriundo da Palestina e que na adolescência terá ingressado num mosteiro no Monte Sinai, onde se dedicou à oração e à meditação. Viveu assim até aos trinta e cinco anos e, após a morte do seu mestre, decidiu viver uma vida como os monges do deserto, encerrado numa cela, orando, jejuando e estudando a Bíblia. Neste período da sua vida decidiu nunca mais comer carne e só saía do seu refúgio ao domingo, para participar na Santa Eucaristia.
Com setenta anos foi eleito bispo do Monte Sinai. Preferia ter continuado na sua reclusão voluntária mas, aceitou a missão. Mandou contruir hospitais para as pessoas mais pobres, com a preciosa ajuda do papa Gregório Magno.
Os últimos quatro anos da sua vida foram vividos como eremita e foi nesta altura que escreveu Escada para o Paraíso.
João Clímaco faleceu por volta do ano 650, no Monte Sinai.



A Escada Para o Paraíso


Oração:

São João Clímaco, quantos jovens se sentem chamados a uma vida contemplativa e santa, e não têm forças ou oportunidade para se integrarem neste mundo de elevação espiritual. Concedei aos vocacionados coragem para assumir o compromisso com Deus e com a Igreja. Só um coração puro, sem orgulho nem egoísmo, um coração cheio de Deus, pode realizar milagres. Intercedei junto de Deus, por mim, por nós, para que somente Deus habite o nosso coração. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.






Sem comentários:

Enviar um comentário