sábado, 11 de abril de 2015


Dia 3 de abril - SÃO RICARDO



Ricardo nasceu no século VII em Inglaterra. Tornou-se rei de Inglaterra até que seu sobrinho, Eadric I, tivesse idade de assumir o trono que lhe pertencia. Foi considerado um rei sábio, resolvia sempre os diferendos com diálogo e boa vontade.  Em 685 deixou o trono ao sobrinho. Pouco depois ficou viúvo e foi com os três filhos viver para o convento de Waltham. Os filhos também se tornaram santos: São Vinebaldo, São Vilibaldo e Santa Valberga.
Depois de alguns anos no mosteiro, Ricardo e os filhos tornaram-se sacerdotes e monja. Decidiram visitar os lugares santos, começando por Roma, de seguida visitar as relíquias de São Pedro e São Paulo e seguir para Jerusalém. Começaram a viagem, saindo de Inglaterra, passando por França e chegando a Itália, mas na Toscana, na cidade de Luca, São Ricardo ficou gravemente doente. Aí acabou por falecer, no ano 722.
Foi enterrado na igreja de São Frediano e milagres começaram a acontecer com aqueles que visitavam o seu túmulo. O povo começou a chamar-lhe Rei Santo. Muitos devotos europeus começaram a ser atraídos àquele local.
Os filhos passaram a divulgar os milagres que aconteciam por intercessão do pai. Vilibaldo tornou-se bispo de Eichstat, Vinibaldo foi abade de Heidenheim e Valberga, abadessa num convento em Inglaterra. O exemplo  de Ricardo foi fulcral na vida dos filhos, dando ele o exemplo de uma vida de santidade.

Padroeiro dos pais de família.

Oração:

São Ricardo, vós que soubestes com tanto amor e responsabilidade encaminhar os vossos filhos pela senda da virtude e da santidade, com vossas palavras, ensinamentos e exemplos de vida, intercedei junto de Deus para que as crianças e os jovens de hoje possam obter o mesmo, por vossa graça, pois essa é a melhor herança que podemos deixar aos nossos filhos. Por Cristo, Nosso Senhor. Ámen. São Ricardo, rogai por nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário