sexta-feira, 3 de abril de 2015


Dia 29 de março - SÃO SEGUNDO DE ASTI













Segundo nasceu em Asti, a norte da Itália, no final do século I. Era filho de nobres e tornou-se um soldado pagão, que ao mesmo tempo admirava os mártires cristãos. O heroísmo destes cristãos, bem como a fé que depositavam em Cristo intrigavam-no.
Visitava-os nos cárceres de Asti, conversando com todos os que podia. Foi assim que conheceu a Palavra de Cristo, aprendendo especialmente com o mártir Calógero de Brescia com quem se identificou e com quem falou muitas vezes.
Segundo era amigo do prefeito de Asti, Saprício, e com ele viajou para Tortona onde corria o processo do bispo Marciano. Sem o conhecimento de Saprício, Segundo encontrou-se em segredo com Marciano e isso foi decisivo para a sua conversão.
Noutra viagem que fez a Milão, visitou os mártires Faustino e Jovita no cárcere.  Este foi o momento da conversão definitiva  de Segundo. Muitas coisas se dizem sobre esta conversão, os devotos dizem que ele teria sido levado à prisão por um anjo, para lá receber o batismo das mãos dos mártires e a água necessária para a cerimónia teria vindo de uma nuvem e, logo depois, uma pomba lhe teria trazido a Santa Comunhão.
Depois disso, como se diz ao longo dos séculos, conta que Santo Segundo conseguiu atravessar a cavalo o rio Pó, sem se molhar, para levar a Eucaristia que lhe fora entregue pelos mártires Faustino e Jovita para ser dada ao bispo Marciano antes do martírio.
Saprício  tomou então conhecimento da conversão do seu amigo. Tentou arduamente convencê-lo a abandonar o cristianismo mas não conseguiu o seu intento. Mandou prendê-lo, foi julgado, torturado e finalmente decapitado no dia 29 de março de 119.
No local do martírio, foi erigida uma igreja e as suas relíquias aí guardadas num relicário de prata. O seu culto é muito popular no mundo católico mas, especialmente, no norte de Itália.




Padroeiro das cidades de Asti e Ventimiglia.




Oração:




Querido Deus de bondade, fortalecei-nos com o dom da fé e dai-nos perseverança nas dificuldades da vida. Permiti que, pela intercessão de São Segundo, sejamos coroados com a graça da santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.






Sem comentários:

Enviar um comentário