sexta-feira, 3 de abril de 2015


Dia 28 de março - SÃO SISTO III, Papa



Foi eleito Papa em 31 de julho de 432.
O seu ministério foi exercido com grande austeridade e firmeza, conseguindo o fim definitivo da doutrina herege. Esta doutrina negava o pecado original e a corrupção da natureza humana e defendia também a tese de que o homem, por si só, tinha a capacidade de não pecar, dispensando desse modo a graça de Deus.
Conduziu com sabedoria uma ação conciliadora sobre a divindade de Maria.
Depois do Concílio de Éfeso, em 431, em que a Mãe de Jesus foi aclamada Mãe de Deus, o Papa Xisto III mandou ampliar e enriquecer a basílica dedicada a Santa Mãe das Neves, que mais tarde viria a chamar-se Santa Maria Maior. Esta igreja é a mais antiga do ocidente dedicada a Nossa Senhora. Assim, ofereceu aos fiéis um grande monumento para o culto da Virgem Maria.
Mandou vir da Palestina as tábuas de um antiga manjedoura, que dizia-se tinha acolhido o Menino Jesus na gruta de Belém, dando origem ao presépio. Introduziu no ocidente a tradição da Missa do Galo celebrada na noite de Natal e que era realizada em Jerusalém desde os primeiros tempos da Igreja.
Durante o seu pontificado reformou e mandou contruir muitas igrejas.
Morreu em Roma a 19 de agosto de 440, cidade que também o vira nascer. Deixou indicação do seu sucessor, um dos grandes Papas dos primeiros séculos, Leão Magno.


Sem comentários:

Enviar um comentário