quinta-feira, 2 de abril de 2015


 
Dia 27 de março - SÃO RUPERTO de SALZBURG

Não há certezas quanto à data de nascimento de São Ruperto. Algumas fontes também se dividem sobre a sua origem, Áustria ou Irlanda, mas todos concordam que desde a sua juventude ficou conhecido pela sua extraordinária virtude, conhecimentos, facilidade de aprender, austeridade e caridade, levada ao ponto de empobrecer por dar tudo o que tinha aos pobres.
Pela sua sabedoria, vinham pessoas das mais remotas regiões receber os seus conselhos. Ele tirava as dúvidas que atormentavam as pessoas, conformava os aflitos e curava milagrosamente os doentes e cicatrizava as feridas do espírito.
A sua virtude fez com que fosse consagrado bispo de Worms, na Alemanha, onde começou o seu trabalho missionário, no sul da Baviera e na Áustria. Pelos anos 697, viajou com uma pequena companhia, para Regenscurg, para evengelizar. Teve de pedir autorização ao Duque Theodoro que, embora não fosse cristão, tinha uma irmã que o era. Concordaram em ouvir os seus sermões e foram todos convertidos e batizados. Muitos líderes da região seguiram o exemplo do duque e converteram-se ao cristianismo. Ao contrário do que outros fizeram, Ruperto não mandava destruir os templos pagãos, antes consagrava-os como igrejas cristãs. São exemplo os templos de Regensburg e Altotting. Diz-se que a estátua da Virgem Maria de Altotting foi trazida da Irlanda por um "irlandês chamado Ruperto". Onde não havia templos para serem transformados, foram construídas igrejas e toda a região se tornou cristã. Deus confirmou as pregações de São Ruperto com vários milagres e o seu trabalho missionário tornou-se tão importante que vários ajudantes de outras regiões vieram para ajudar com as necessidades espirituais dos convertidos.
O grupo continuava a descer a região do Danúbio e ia convertendo todos pelo caminho. Na cidade de Lorch, curou vários doentes apenas com a sua oração e a sua benção e assim ia ganhando mais almas para Cristo. Fixou-se na pequena cidade de Juvavum que ele e os seus companheiros mandaram reconstruir e à qual deu o nome de Salzburg. Com os seus companheiros Virgilius, Chuminal e Cislar, fundou a Igreja de São Pedro e o mosteiro de Salzburg na mesma linha dos mosteiros irlandeses.
No seu percurso fez muito para ajudar os trabalhadores das minas de sal, e daí vem o nome de Salzburg.
Morreu em Salzburg no domingo de Páscoa,  27 de março de 718, depois de celebrar missa e pregar as boas novas da ressurreição de Jesus. O seu túmulo passou a ser local de peregrinações e local onde aconteceram muitos milagres por sua intercessão. É considerado o Apósto da Baviera e da Áustria.

Oração:

Senhor, por intercessão de São Ruperto, quero hoje rogar pelas vocações religiosas, para que os jovens vocacionados encontrem apoio nas suas famílias e na sociedade, para o desenvolvimento da Igreja. Rogamos também por todo o clero para que, na santidade, governem com sabedoria o povo de Deus. Ámen.

São Ruperto, rogai por nós!
São José, rogai por nós!
Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário