quarta-feira, 1 de abril de 2015




Dia 26 de março - SÃO LUDGERO, bispo de Múnster, apóstolo da Saxónia
743 - 809



Ludgero é oriundo da cidade Zuilen, na atual Holanda, e nasceu no ano 743. A  sua família era da nobreza e era irmão dos santos Gerburgis e Hildegrin.
Um dia, em 753,  ouviu uma pregação de São Bonifácio que o tocou especialmente e deciu seguir a vida religiosa.
Estudou em Inglaterra e voltou à Holanda em 773 como missionário. Foi enviado a Deventer em 775 para restaurar uma capela destruída pelos pagãos saxões e recuperar as relíquias de São Lebwin, que havia construído a capela.
Nesta sua visita destruiu locais de culto pagão e respetivos ídolos, convertendo ao cristianismo muitos à sua passagem.
Foi um notável pregador e ensinou na escola de Utrecht. Apesar de ser missionário em Friesland, voltava a Utrech todos os outonos para ensinar na escola da Catedral.
Saiu da região quando esta foi invadida pelos Saxões e expulsaram todos os padres.
Depois, foi como peregrino a Roma, em 785, e encontrou-se com o Papa, aproveitando para trocarem conselhos.
Voltou a Friesland como missionário, a pedido de Carlos Magno, e mandou construir um mosteiro em Weden para servir de basa às suas jornadas e diz-se que curou vários cegos, um deles o pagão Berulef que, além de o curar, o converteu ao cristianismo. Com isso converteu mais pagãos que todo o exército de Carlos Magno.
Recusou o cargo de bispo de Trier, em 793, mas tornou-se o primeiro bispo de Múnster, em 804.
A sua saúde foi-se deteriorando embora isso não o tenha feito abrandar as suas atividades, orações e meditações. Dois factos se destacam e são um resumo da sua vida: foi repreendido enquanto bispo por gastar mais em caridade do que na decoração das igrejas e celebrou duas missas no dia em faleceu.
Morreu no dia 26 de março de 809, sábado da Paixão, de causas naturais e foi enterrado em Werden. O seu túmulo tornou-se lugar de peregrinação e muitos foram os milagres que ali aconteceram. As suas relíquias foram trasladadas para a Catedral de Múnster onde tem o seu santuário.


Oração:


Ó Deus, que aos Vossos Pastores associastes São Ludgero, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos da Vossa Glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen.




Sem comentários:

Enviar um comentário