quarta-feira, 8 de abril de 2015


Dia 2 de abril - SÃO FRANCISCO DE PAULA, eremita



São Francisco de Paula é oriundo da cidade de Paula, que fica na região da Calábria, em Itália.. Os pais eram devotos de São Francisco de Assis e pediam ao santo que lhes desse um filho. As suas preces foram ouvidas e o menino nasceu no dia 27 de março de 1416. O seu nome foi posto em homenagem ao santo.
Aos doze anos foi para o Convento de São Marcos e lá ficou um ano. Voltou à sua cidade e foi com os pais em visita aos lugares santos de Itália. No Monte Cassino, Francisco ouviu a história de São Bento e sentiu um chamamento para se tornar eremita.
Pediu aos pais que o deixassem viver uma vida de isolamento e penitência e eless, tristes por um lado, contentes por outro, acederam ao pedido do jovem.
Passou então a viver isolado no deserto, fazendo sacrifícios, orando e jejuando e nesses momentos de oração foi visitado pelo Arcanjo Miguel, que entregou a Francisco um ostensório onde estvava escrita a palavra Caridade.
E a vida de São Francisco de Paula passou a reger-se pela Caridade, pela Humildade e pela Penitência. Sonhou em formar uma ordem religiosa, e essa ideia foi ganhando corpo. Pediu autorização ao Papa e foi autorizada. Com dezanove anos, Francisco de Paula, fundou a Ordem dos Mínimos, nome sugerido pelo Papa Alexandre VI, em 1435. Para poder fazer parte desta Ordem, era preciso fazer-se pequeno, humilde, o menor, bebendo inspiração nas palavras de Jesus: "Os últimos serão os primeiros."
Começou a construção de um mosteiro perto da cidade de Paula. A sua fama tinha crescido pois Deus tinha-lhe dado o dom de fazer milagres, e os moradores da cidade vinham ajudá-lo em tudo o que necessitava. Depois disso, a Ordem dos Mínimos cresceu e estendeu-se até à Sicília, a França e à Calábria, onde fundou outros mosteiros, um dos quais para mulheres.
Na vida deste santo há vários milagres que lhe estão associados, como o da ressurreição do seu sobrinho Nicolas. Tinha o dom da cura e era constantemente procurado por gente com enfermidades várias. Estas curas continuaram mesmo após a sua morte. O próprio rei de França, Luís XI, pediu ao Papa que lhe enviasse Francisco a Paris para curá-lo de uma grave doença.
Apesar de ser analfabeto, São Francisco de Paula tinha o dom da palavra e da sabedoria, e as suas pregações eram muito apreciadas.
Percebendo que a sua vida estava no fim, reuniu os monges do mosteiro de Plessis, em França, deu-lhes as suas últimas instruções e rezaram juntos.
Morreu com noventa e um anos, na sexta feira santa do ano 1507.
O santo foi canonizado pelo Papa Leão X em 1519

Padroeiro dos marinheiros e dos casais que querem engravidar (ele próprio foi concebido depois das orações fervorosas dos seus pais). Padroeiro da serenidade na morte.

Oração:

Ò São Francisco de Paula, que vos distinguistes na Igreja pelo grande espírito de penitência, e em vida convertestes tantos pecadores com a vossa palavra e socorrestes tantos necessitados com os vossos prodígios, alcançai-nos também aversão aos vícios e contrição dos nossos pecados. Vós que fizestes tudo por caridade, pela caridade reconciliastes tantos homens, fazendo-os abandonar o ódio e a inimizade, concedei a paz a cada um de nós, às nossas famílias e ao mundo inteiro e, fazei que também nós, seguindo o vosso exemplo, nos amemos uns aos outros como irmãos, e amemos a Deus sobre todas as coisas. Ámen.


São Francisco de Paula é o nome de um munícipio brasileiro do Rio Grande do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário