terça-feira, 21 de abril de 2015

Dia 11 de abril - SANTO ESTANISLAU

 



Santo Estanislau nasceu no ano 1030, na diocese de Cracóvia, na Polónia. A sua família era de gente pobre. Fez os seus primeiros estudos com os monges beneditinos de Cracóvia e, mais tarde, foi concluir os estudos em Liège, na Bélgica.
Voltou à Polónia onde exerceu o ministério sacerdotal com dedicação e inteligência, tomando a iniciativa de fazer algumas reformas pastorais.
Foi nomeado bispo de Cracóvia por Alexandre II, tinha então quarenta e dois anos de idade. Foi do agrado geral a sua nomeação, até mesmo do rei Boleslau que, de início, apoiou as sua iniciativas pastorais e evangelizadoras. Estanislau também apoiava o rei nas suas iniciativas nobres e nas mudanças políticas e económicas favoráveis ao povo. Mas esta situação não durou para sempre, pois a vida da corte era corrupta, leviana e escandalosa de mais. O próprio rei procedia desta forma. Apaixonou-se por uma mulher casada e mandou-a raptar. Estanislau denunciou-o publicamente e ameaçou excomungá-lo.
Foi assassinado quando celebrava missa na igreja de São Miguel, segundo se consta, pelas mãos do próprio rei Boleslau, pois os guardas, movidos por uma força misteriosa, não se conseguiam mover. Era dia 11 de abril de 1079. Foi canonizado em 1253.
Este santo é venerado na Polónia, no resto da Europa e na América.


Oração:


Ó Deus, que glorificastes o Vosso servo Santo Estanislau, dando-lhe a virtude da coragem e da firmeza na defesa da fé, concedei-me também a mim, ser firme e corajoso na defesa da Verdade e do Vosso Santo Nome. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.








 

Sem comentários:

Enviar um comentário