segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dia 10 de abril - SÃO EZEQUIEL, profeta



 



Ezequiel era filho do sacerdote Buzi. Deve ter nascido no ano 620 a.C., em Jerusalém, no tempo do rei Josias. O seu nome significava "O poder de Deus" ou "A força de Deus".
Ezequiel também foi sacerdote em Jerusalém A sua mulher morreu antes da queda da cidade.
Em 597 a.C., por altura da primeira deportação, foi para a Babilónia com a família, instalando-se na região da atual Telavive, junto ao rio Eufrates. Aí se formou a primeira comunidade de exilados.
Ezequiel teve visões sobre a glória de Deus e foi chamado a profetizar durante o cativeiro na Babilónia. Diz-me que fundou uma escola de profetas e que ensinava a Lei à beira do rio da Babilónia. Ali exerceu a sua atividade durante vinte e dois anos. Nas suas pregações exortava os ouvintes a não cometeram os erros do passado.

Vocação para o profetismo

"No quinto dia do quarto mês do trigésimo ano, quando me encontrava entre os exilados, nas margens do rio Cabar, o céu abriu-se e, então contemplei visões divinas.
No quinto dia do mês - era o quinto ano do cativeiro do rei Joiaquin - a palavra de Deus foi dirigida a Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, na Caldeia, nas margens do rio Cabar, e a mão do SENHOR, estava sobre ele."
Ez 1, 1-3

Jerusalém destruída pelo fogo

"Olhei e vi por cima da abóbada, que estava sobre as cabeças dos querubins, algo semelhante a uma pedra de safira e sobre eles via-se uma coisa parecida a um trono. Ele disse ao homem que vestia de branco: "Vai ao meio das rodas que estão sob os querubins, enche as tuas mãos de carvões do meio dos querubins e espalha-os pela cidade."
E ele foi, à minha vista. Os querubins encontravam-se à direita do templo, quando o homem entrou e a nuvem encheu o vestíbulo interior.
Então a glória do SENHOR elevou-se sobre os querubins, em direção à soleira do templo; o templo ficou cheio com a nuvem e o átrio repleto do esplendor da glória do SENHOR. E o ruído das asas dos querubins chegava até ao átrio exterior, à semelhança da voz do Deus supremo, quando fala.
E sucedeu que, quando ele deu esta ordem ao homem vestido de branco e disse: "Toma fogo do meio do carro, do meio dos querubins", o homem entrou e colocou-se perto da roda. O querubim estendeu a mão para o fogo que estava no meio dos querubins, tomou-o e colocou-o nas mãos do homem vestido de branco; este recebeu-o e saiu. E podia ver-se nos querubins algo como que mãos humanas, sob as suas asas."
Ez 10, 1-8

A justiça do pai não salva o filho iníquo

"Mas, se ele gera um filho violento e sanguinário e que faz alguma destas coisas que o pai não fazia; se come nos lugares altos, desonra a mulher do próximo, oprime o indigente e o pobre, comete furtos, não restitui a fiança, ergue os olhos para os ídolos, pratica coisas abomináveis, empresta com usura e recebe juros, este seguramente, não viverá. Depois de ter cometido todos estes crimes abomináveis, deverá morrer e o seu sangue cairá sobre ele."

Ez. 18, 10-13

















    Sem comentários:

    Enviar um comentário