sexta-feira, 13 de março de 2015

Dia 7 de março - SANTA PERPÉTUA E SANTA FELICIDADE, mártires



Perpétua e Felicidade, estiveram juntas na vida e na morte.
Perpétua era uma jovem mãe de vinte e dois anos e Felicidade, uma escrava grávida de oito meses, ambas cristãs. Perpétua era de família nobre e filha de pai pagão e tinha tido há pouco tempo o seu filho. Felicidade era a sua escrava, e rezava diariamente para que o seu bebé pudesse nascer.
O imperador Severo havia decretado a pena de morte para os cristãos. Perpétua e Felicidade  estavam nos calabouços a aguardar a chamada à arena onde seriam entregues às feras para gáudio das multidões.
No calabouço, Perpétua escreveu um diário onde descreveu todo o sofrimento que padeceram e este é um documento muito realista e comovente. Felicidade sofreu muito para dar à luz o seu filho, dois dias antes de ser entregue às feras. O pai de Perpétua visitou-a na prisão e implorou-lhe que renunciasse à sua fé para poder voltar para casa e criar o filho.
Ambas mantiveram a união e a fé em Jesus Cristo e preferiram a morte a pagar o preço que lhes pediam pela salvação. Como estava também com elas o catequista, puderam ser batizadas, confirmando a sua fé.
Tertuliano completou os relatos de Perpétua. As duas mulheres foram degoladas, depois de atacadas por touros e vacas, no dia 7 de março de 203, no Norte de África.
Perpétua viveu a última hora de vida dando prova de grande tranquilidade. Viu Felicidade ser despedaçada pelos animais e, docemente, amparou-a, suspendeu-a nos seus braços e recompôs-lhe o vestido, mostrando um enorme respeito por ela. Esses gestos surpreenderam os pagãos que assistiam ao espetáculo. Mas rapidamente voltaram á sua bárbara realidade pedindo vidas e sangue. Perpétua sofreu a mesma sorte de Felicidade.
Dexaram o seu testemunho para todo o mundo

 
Oração:

Deus todo poderoso, que destes às mártires Santas Perpétua e Felicidade a graça de sofrer por Cristo, ajudai também a nossa fraqueza, para que possamos viver firmes na nossa fé, como elas não hesitaram em morrer por Vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário