quarta-feira, 11 de março de 2015

Dia 5 de março - SÃO TEÓFILO



Teófilo era bispo da Cesareia da Palestina e foi o principal responsável pela regularização da data de comemoração da Páscoa.
Para se chegar a uma data padrão da comemoração da Ressurreição  do Senhor, foram necessários muitos estudos. São Teófilo foi um dos que trabalhou para que essa data não se confundisse com comemorações de outras religiões.
Esta festa era celebrada em datas diferentes, no ocidente e no oriente. Fiel ao Papa Vítor I, Teófilo organizou um sínodo na Palestina, com os mais respeitados elementos do clero para tratarem de chegar a um consenso sobre a escolha desta data. Nesse encontro foi redigido um documento que apelava a todos para que seguissem as orientações de Roma nestes festejos da Ressurreição do Senhor. Esse documento foi muito bem aceite e oficializado numa carta sinodal, e até aos nossos dias, esta festa é celebrada em todo o lado na mesma data.
Terminada esta tão importante tarefa, São Teófilo voltou à sua rotina, dedicando-se à sua comunidade e tratando todos, ricos e pobres, com o mesmo desvelo de sempre, mantendo firme a sua posição de combater os hereges. A comunidade retribuia e via nele mais um pai do que um chefe eclesiástico.
Festeja-se a sua devoção a 5 de março.



Sem comentários:

Enviar um comentário