domingo, 8 de março de 2015




Dia 2 de março - SANTA INÊS de PRAGA


Inês nasceuno ano 1205, em Praga. Com três anos de idade, foi prometida em casamento ao Duque da Silésia. Foi enviada para um mosteiro, fundado pela mãe do noivo, para receber uma educação condigna.
Tinha Inês seis anos quando o noivo foi assassinado e ela foi transferida para um convento.
Não ficou muito tempo no convento pois o pai prometeu-a em casamento ao filho do Imperador Frederico II e mandou-a para a corte para que aí recebesse educação para se tornar uma moça requintada.
O tempo que passou no convento deixara em Inês a semente para a vida religiosa e ela rezava ferverosamente a Deus para que Lhe concedesse essa graça. Deus concedeu-lhe esse favor e o seu compromisso terminou com um plano de um duque que queria a filha casada com o dito filho do imperador.
Mas Inês ainda não estava livre para a seguir a vida religiosa pois o próprio imperador, a quem tinha falecido a esposa, quis que Inês se tornasse sua mulher.
Desesperada, a jovem continuava com as sua orações fervorosas, pedindo a Deus que a deixasse servi-Lo como religiosa. Mais uma vez, o Senhor atendeu o seu pedido. Quando o imperador soube que ela queria tornar-se freira, libertou-a do compromisso.
Com a fortuna da sua família, Inês mandou contruir dois conventos e um hospital, onde as mulheres pobres de Praga eram atendidas gratuitamente. Incentivou e apoiou os Franciscanos e as Clarissas e para eles fundou dois mosteiros. Devota fervorosa de Santa Clara, ingressou mais tarde no convento das Clarissas e do qual se tornou abadessa.
Morreu no dia 2 de março de 1282, em Praga.

Oração:

Querida Santa Inês de Praga, fiel seguidora do ideal de pobreza de Santa Clara, ajuda-nos a ser fiéis no seguimento de Jesus Cristo. Intercede junto Dele para que nos dê coragem e fidelidade, um desejo ardente de permanecer na graça divina, um firme empenho na vida de oração e de contemplação, uma alegria profunda no despojamento interior e exterior. Ensina-nos a saborear a experiência profunda da nossa espiritualidade. Ámen.


Sem comentários:

Enviar um comentário