quinta-feira, 26 de março de 2015



Dia 19 de março - SÃO JOSÉ









São José era descendente direto dos grandes reis das tribos da Judeia, mas a sua verdadeira glória consistia na humildade e na virtude. Deus deu-lhe uma missão especial: educar o Seu Filho Divino. Para este efeito, foi dado como esposo à Virgem Maria. Ele seria o protetor da sua castidade, defensor das calúnias quando nascesse o Filho de Deus e quem a ajudaria nas viagens, fadigas e perseguições.
Consciente, portanto, do comportamento casto em relação a ela, não pôde deixar de sentir grande preocupação quando viu que ela estava à espera de uma criança. Mas, como era um homem justo, resolveu deixá-la sozinha sem a condenar ou acusar. A sua decisão foi tanto do agrado de Deus que Ele resolveu mandar-lhe um anjo do céu para dissipar todas as dúvidas.
Foi graças a São José que Jesus foi preservado dos ciúmes de Herodes. Um anjo apareceu-lhe em sonhos, obrigou-o a levantar-se da cama, a pegar no Menino Jesus e a fugir com Ele para o Egito. Depois da morte de Herodes, Deus ordenou-lhe que regressasse com a criança e a mãe para as terras de Israel, a que o nosso santo prontamente obedeceu, retirando-se para a Galileia, onde ocupou a sua antiga habitação em Nazaré.
Sendo estrito observador da lei de Moisés, São José ia todos os anos a Jerusalém para celebrar a Páscoa judaica. Quando Jesus tinha doze anos de idade, acompanhou os pais nessa viagem. Tendo acabado as cerimónias, estavam de volta à Galileia com muitos dos seus vizinhos, nunca duvidando de que Jesus estaria na companhia de alguém do grupo. Quando a noite chegou e não tiveram notícias de Jesus, regressaram apressadamente a Jerusalém. Depois de três dias procurando, encontraram-n'O sentado no templo, entre os doutores de leis mais eruditos, fazendo perguntas que os deixavam admirados. Quando a mãe lhe perguntou: "Filho, porque procedeste assim connosco? Repara, o teu pai e eu andámos à tua procura, muito aflitos", recebeu como resposta que Ele tinha de tratar de assuntos de Seu Pai e que, portanto, havia todas as probabilidades de O encontraram na casa de Seu Pai.
São José devotou a sua vida a cuidar de Jesus e de Maria.
Cessam aqui as referências a José nas Sagradas Escrituras, deve ter morrido antes das bodas de Canã e do início dos mistérios do Nosso Salvador. No fim da sua vida deve ter tido a felicidade de estar com Maria e com Jesus, assistindo aos seus últimos momentos.
São Francisco de Assis e Santa Teresa `d'Ávila foram santos responsáveis pela divulgação da devoção a São José. Em 1870, foi declarado oficialmente Patrono Universal da Igreja, pelo Papa Pio IX. O Papa Bento XV declarou-o patrono da justiça social. O Papa Pio XII instituiu uma segunda festa em homenagem do santo, o dia primeiro de maio, dia de São José Operário.
São José é o santo que intercede por nós junto de Deus, para suprir as nossas necessidades. Através dele, podemos pedir ajuda na saúde e nas dificuldades e ajuda as famílias a alcançar a bênção de uma vida digna.



Padroeiro dos pais e das famílias, dos carpinteiros e dos trabalhadores.






Oração para pedir emprego:


Ó meu querido Santo Trabalhador, que em vida fizestes a vontade de Deus através do trabalho, abri as portas do comércio para que eu possa conseguir um emprego. Dai-me forças e coragem para não desistir no primeiro não. Que eu tenha a disposição de Santa Teresa d'Ávila, a simplicidade de Maria de Nazaré e a força de Santo António. Orientai os nossos governantes para a distribuição justa dos bens do país. Protegei as nossas famílias para que não se deixem vencer pelo medo, pela violência ou pela falta de trabalho e dai-nos esperança no domingo da Ressurreição.
Meu querido São José, padroeiro dos trabalhadores, não me deixeis sem o pão de cada dia e sem perspetiva de um dia novo para a minha família. Prometo, com o dinheiro do meu futuro emprego, ajudar uma instituição de caridade e divulgar esta devoção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen.



Sem comentários:

Enviar um comentário