quarta-feira, 25 de março de 2015


Dia 18 de março - SÃO CIRILO DE JERUSALÉM, bispo e doutor da Igreja




Cirilo nasceu em 315, perto de Jerusalém, os seus pais era cristãos e gente de bons recursos financeiros. O seu temperamento era afável e suave. A sua educação cristã preparou-o muito bem para se tornar sacerdote, o que aconteceu no ano 345.
Em 348 foi consagrado bispo de Jerusalém, cargo que viria a ocupar durante trinta e cinco anos, embora tenha passado dezasseis anos no exílio, em três momentos diferentes.
O primeiro exílio foi por ser acusado de heresia, pelo bispo Acácio que era muito influente na Igreja. O segundo, acusado de ser simpatizante de hereges, por ordem do imperador Constantino. De nada lhe valeu a defesa dos bispos Atanásio e Hilário, que intercederam em seu favor. O terceiro, o mais longo, por ordem do imperador Valente, um herege. Cirilo peregrinou onze anos por várias cidades da Ásia até à morte de Valente, em 378.
O seu trabalho, empenhado, resistiu a tudo e estende-se até aos nossos dias. As suas catequeses pretendiam formar o povo de Deus, na verdade e no amor, dando o exemplo com a sua vida. Era responsável por formar catecúmenos, adultos que iam ser batizados. Escreveu discursos, sermões e cartas, onde explica detalhadamente o como e o porquê das orações e dos sacramentos e ajudou os fiéis a perceberem profundamente o mistério pascal.
Viveu a religião verdadeiramente pois em momentos de dificuldade, não hesitou em vender objetos valiosos da igreja para matar a fome dos pobres.
Foi considerado, pelos seus congéneres bispos, Atanásio e Hilário, um "valente lutador para defender a Igreja dos hereges que negam as verdades da nossa religião".
Morreu no ano de 386.
Em 1882 foi canonizado e o papa Leão XIII atribuiu-lhe os títulos de Doutor da Igreja e Príncipe dos Catequistas Católicos.

Oração:

Ó Deus, que marcastes pela Vossa doutrina a vida de São Cirilo de Jerusalém, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina e a proclamemos nas nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen.


Sem comentários:

Enviar um comentário