quarta-feira, 18 de março de 2015

Dia 14 de março - SANTA MATILDE, rainha da Alemanha



Matilde de Ringelheim nasceu em 895. Foi educada num convento beneditino, por sua avó, a abadessa do convento de Herford, na Vestefália, e desde logo abraçou o cristianismo.
Foi rainha, mulher de Henrique I da Alemanha e teve dois filhos, Otto e Henrique.
Casou-se em 909 e, depois de seu marido falecer, ela reinou como regente  até o seu filho Otto ser coroado imperador em Roma.
Mesmo no meio do esplendor da corte conseguia manter-se afastada do rodopio da corte, lendo, meditando e orando e, ainda, praticando o bem junto dos pobres e dos doentes.
Livre para seguir o seu destino, entrou para um convento beneditino. Mais tarde fundou outros mosteiros e ela é um exemplo de como se pode ter tudo e viver na humildade religiosa.
Era devota fervorosa da Virgem Maria e dizia que em qualquer
momento menos bom da vida, a Virgem Maria nos consolaria e nos ajudaria.
Morreu a 14 de março de 968 e as suas relíquias encontram-se ao pé das do marido.
É venerada pelos beneditinos como se fosse uma deles. Dizia ela que o tempo é o nosso mais precioso bem, se usado com sabedoria.


Oração:

Senhor Jesus, a falta de solidariedade é o grande mal da humanidade. Perdoai-nos por nos fecharmos em nós mesmos, por nos preocuparmos somente com o que nos rodeia, negando-nos a ajudar  até mesmo aqueles que nós amamos. Pelos méritos de Santa Matilde, nobreza de pessoa e de alma, nós vos rogamos a graça de bem administrarmos os talentos e os bens que do nosso Pai Celeste recebemos. Ámen.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário