sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dia 13 de fevereiro - SÃO MARTINIANO

Martiniano é um santo que nasceu na Palestina, em Cesareia, no tempo do imperador Constantino (século IV)..
Muito jovem ainda, escolheu viver como um eremita, perto da sua cidade natal, numa comunidade de eremitas. Assim viveu durante vinte e cinco anos. Pessoas de todo o país iam pedir-lhe conselhos, orientações espirituais, expulsão de demónios e curas de doenças. A sua fama era tanta que o tinham como grande Santo.
Uma mulher rica mas de conduta pouco própria decidiu tentar Martiniano, para o fazer perder a sua castidade. Com a ajuda de outros conhecidos com o mesmo estilo de vida, compôs o plano. Disfarçou-se de pobre abandonada, apareceu na gruta de Martiniano a pedir agasalho, dizendo-lhe que se tinha perdido na floresta e que não tinha para onde se dirigir. O Santo compadeceu-se dela mas não queria que ela ali passasse a noite. Acabou por ficar mas São Martiniano arranjou outro local para si e passou a noite em oração. Na manhã seguinte, a mulher trocou os farrapos por uma roupa sedutora. Quando o santo entrou na sua gruta, ficou espantado com o que viu e ela tentou seduzi-lo. E ele caiu na tentação.
A sua consciência não o deixava tranquilo, vivia atormentado pelo pecado que cometera. Rezou e pediu perdão a Deus, vezes sem conta e Deus, na sua infinita bondade, perdoou-o.
A mulher que o tentou, arrependeu-se e converteu-se à vida religiosa.
A fraqueza de São Martiniano aproximou-o da vida do homem comum, cai no pecado mas também pode arrepender-se, penitenciar-se e mudar de caminho.
São Martiniano arrependeu-se e retomou o seu propósito. Foi para uma ilha, depois para Atenas e, morreu no ano 400.
 Oração:

Velai, ó Deus, sobre a Vossa família, com incansável amor.Como só confiamos na Vossa graça, guardai-nos sob a Vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Ámen.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário