quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Dia 10 de fevereiro - SANTA ESCOLÁSTICA




Santa Escolástica, irmã gémea de São Bento, nasceu no ano de 480, na Núrsia, em Itália. Filhos de nobres, o pai ficou viúvo aquando do nascimento dos irmãos pois a mãe faleceu no parto.
Ainda jovem, Escolástica consagrou a sua vida a Deus, com voto de castidade, ainda antes do irmão.
Anos mais tarde, Bento fundou o mosteiro de Monte Cassino criando a Ordem dos Monges Beneditinos.
Escolástica, inspirada pela obra do irmão, fundou um mosteiro feminino: as Beneditinas, nome que escolheu como homenagem ao seu irmão.
São Bento foi pioneiro no servir a Deus sem se afastar do mundo, viveu em comunidade dividindo o seu tempo entre a oração, o trabalho, o estudo ou o repouso.
Poucos são os dados sobre a vida desta santa, mas sabe-se que os dois irmãos, mesmo vivendo próximos, só se encontravam uma vez por ano. Este encontro tinha lugar na Páscoa. Num destes encontros, chegou Escolástica, acompanhada de algumas freiras e  Bento, acompanhado de alguns discípulos. Todo o dia conversaram sobre assuntos espirituais e as atividades da Igreja.
Chegada a noite, Bento disse à irmã que estava na hora de se despedirem, mas Escolástica queria que continuassem a rezar e a conversar pela noite dentro. Rigoroso nas regras, Bento recusou. Nesse momento, ela rezou com tal fervor que uma tempestade se formou, impedindo-os de saírem do local. Assim, puderam conversar e rezar toda a noite. No dia seguinte, o sol voltou a brilhar, os irmãos despediram-se e não voltaram a ver-se.
Três dias depois, Bento recebeu a notícia da morte de Escolástica e, enquanto rezava, viu a alma da irmã a chegar ao Paraíso, sob a forma de uma pomba.
Morreu a 10 de fevereiro de 547, quarenta dias antes de o irmão morrer. É considerada a primeira monja beneditina.







Padroeira das freiras.


Oração:


Ó Deus, Pai de misericórdia, Santa Escolástica mostrou que a nossa missão é servir, é carregar os fardos uns dos outros, é promover a harmonia e a paz entre todos os homens. Dá-nos a graça de compreender em profundidade esses Teus desígnios, para que nos aproximemos de Ti, para que Te reconheçamos nos irmãos e para que Te louvemos e bendigamos sem cessar. Ámen.











.







Sem comentários:

Enviar um comentário