terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dia 27 de janeiro - SANTA ÂNGELA de MERICI

Nasceu cerca do ano 1470, em Desenzano del Garda (Veneza). A sua vida era no campo, trabalhando ou brincando com os irmãos, três rapazes e uma rapariga. Depois da morte da irmã e da morte inesperada dos pais, vai viver para Saló com um tio que a adoptou. Mas também o tio morreu e Ângela voltou à terra natal onde passou dias e dias a chorar de desgosto.
As mulheres, nesta época não tinham o direito de escolher a sua vida, e se fossem pobres, como era Ângela, ou casavam ou iam para o convento. Ela escolheu livremente ir para o convento. Com apenas treze anos, ingressou num convento da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.
O facto de escolher livremente esse tipo de vida, mostra que seguiu a sua vocação.
Volta para Desenzano e retoma a vida de sempre. Uma vez teve uma visão em que viu uma escada entre o Céu e a Terra e que foi interpretada como a Intenção Profética da Companhia das Virgens, que ela um dia instituiria na Igreja.
Santa Ângela, movida pelo Espírito Santo e confiante nas suas capacidades, instituiu um outro estilo de vida possível para as mulheres: viverem no mundo consagradas a Deus. Organizou um grupo de vinte e oito meninas, para ensinar o catecismo nos bairoros e vilas da região. As "Ursulinas" tinham como finalidade a formação das futuras mães, segundo os dogmas cristãos.
As "filhas" da Santa Ãngela estão espalhadas pelo mundo inteiro, são as Ursulinas seculares e as Ursulinas religiosas, todas unidas no mesmo amor de Santa Ãngela Merici.
Em 1531 fundou, em Bréscia, um instituto feminino sob a invocação de Santa Úrsula, destinado à formação cristã das meninas pobres.
Morreu em 27 de janeiro de 1540, em Bréscia. Foi canonizada em 1807.

Oração:

Ò Deus, que Santa Ãngela de Merici interceda junto de Vós, para que possamos seguir os seus exemplos de caridade e prudência, proclamando-os na nossa vida. Amén.

Santa Ângela de Merici, rogai por nós!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário