segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Dia 26 de janeiro - SÃO TIMÓTEO


Timóteo nasceu em Listra, na Ásia. Filho de pai grego e pagão e de mãe judia, foi educado dentro do judaísmo. Quando o apóstolo Paulo, depois de convertido, passou na sua cidade, tanto ele, como a mãe e a avó se converteram ao cristianismo.
E Timóteo decidiu acompanhar Paulo e nunca mais se afastou dele, tornando-se  o "braço direito deste apóstolo , seu grande amigo e companheiro.
Fiel colaborador de Paulo, acompanhou-o nas suas viagens a Filipos, a Tessalónica, a Atenas, a Corinto, a Éfeso e a Roma. Iam sempre os dois, evangelizando, exceto quando tinha como missão ir a igrejas que tinham fundado, para corrigir erros e manter a paz.
Apesar do seu aspeto jovem e frágil,  Paulo dizia que ele era o seu "dileto filho" e confiava que ele faria o que Paulo lhe ensinara.
Tornou-se bispo de Éfeso e, em 66, Paulo encarregou-o de liderar a Igreja da Ásia Menor. As epístolas que Paulo lhe endereça, tornaram-se documentos preciosos para os destinos da Igreja.
A sua morte mostra bem como eram tratados os cristãos. Durante uma festa em honra da deusa Diana, Timóteo juntou-se aos pagãos tentando convertê-los, discursando sobre os seus cultos pagãos. A paga que teve foi a morte, vítima de pedradas e pauladas.
Faleceu em 97.
É, pois, inevitável ser lembrado no dia a seguir à conversão de Paulo.



Oração.


Pai de amor, que escolheste s Timóteo para ser um grande Apóstolo, convertei-nos também a nós e inspirai-nos gestos de renovação da sociedade e das nossas comunidades eclesiais. Por Cristo Nosso Senhor. Amén.





Sem comentários:

Enviar um comentário