domingo, 25 de janeiro de 2015

Dia 24 de janeiro - SÃO FRANCISCO DE SALES

Nasceu na Sabóia, a 16 de agosto de 1567. De origem nobre, Francisco de Sales foi o primeiro filho de treze. A sua educação ficou a cargo dos padres da Companhia de Jesus em Paris onde aprendeu, além de muitas outras disciplinas, línguas estrangeiras. Continuou os seus estudos na universidade de Pádua, em Itália, onde se formou em Direito Canónico aos 24 anos.
Muito cedo se decidiu a viver em castidade e a seguir os desígnios do Senhor. Não seguiu a carreira que a família pretendia e iniciou os estudos para se tornar um padre católico.
Ao longo da história deste santo muito amado, vai-se percebendo o quanto ele procurou e encontrou o que Deus queria.
Odenado sacerdote em Genebra, em 1593, trabalhou muito pela restauração da fé católica na sua pátria.
Foi um sacerdote que procurou sempre a santidade, não só para si mas também para os outros.
Em 1599 tornou-se bispo coadjutor em Genebra e, em 1602, tornou-se o bispo de Genebra, mostrou-se verdadeiro pastor do clero e dos fiéis, instruindo-os com os seus escritos e obras, feito modelo para todos.
São Francisco de Sales deixou-nos a Introdução à vida devota e também o Tratado do amor de Deus.A coletânea de todos os seus escritos chega a cinquenta volumes.
Morreu em Lyon, a 28 de dezembro de 1622, mas foi sepultado definitivamente em Annecy a 24 de janeiro do ano seguinte.Morreu com 56 anos, vinte e um dos quais foram servindo os outros e dando sinal da sua santidade. A exumação dos seus restos mortais teve lugar em 1632, ocasião em que o seu corpo foi encontrado em perfeito estado. Foi canonizado em 1665 pelo papa Alexandre VI, na Basílica de São Pedro..
Doutor da Igreja, é o fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana (fundada por Dom  Bosco)
Dele é uma frase muito conhecida e citada: "A medida do amor é amar sem medida":.

Patrono: dos escritores e dos jornalistas.

Oração:

Glorioso São Francisco de Sales, vosso nome carrega a doçura do coração mais aflito, vossas obras exalam seleta piedade, vossa vida foi um sacrifício contínuo de amor perfeito, cheio de sabor real para as coisas espirituais, abandono generoso e amoroso à vontade divina. Ensinai-me a humildade interior, a doçura exterior e a imitação de todas as virtudes que soubestes imitar dos Corações de Jesus e Maria. Amén.







Sem comentários:

Enviar um comentário