quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Dia 21 de janeiro - SANTA INÊS

Santa Inês nasceu em 291, em Roma, Itália.Oriunda de uma família nobre e rica, à medida que ia crescendo ia-se tornando uma linda jovem.Os pais perceberam que tinham uma filha especial e consagraram-na a Cristo. Ela tinha longos e lindos cabelos ruivos e despertava os desejos dos jovens romanos de classe nobre que tentaram casar-se com ela. Também sofreu várias tentativas de violação, mas rezava a Jesus pedindo a Sua proteção e para manter a sua castidade.
Foi denunciada como sendo cristã. Prenderam-na e torturaram-na para que oferecesse sacrifícios aos deuses romanos. Foi levada para um bordel, mas o primeiro homem que a quis violar foi cegado por um raio de luz. Santa Inês perdoou-o e ele recuperou a visão.
Diz a tradição que foi ateada uma fogueira para a queimar mas quando ele lá foi colocada o fogo milagrosamente apagou-se. A tentativa de a desmembrar usando cavalos não resultou pois era muito pequena e os seus pulsos eram demasiado estreitos para os grilhões de ferro. Tentaram amarrá-la com correntes, mas as correntes escorregavam ou, simplesmente, rebentavam.
Foi finalmente decapitada à espada em 304. O seu corpo foi enterrado no cemitério da família, hoje a sua sepultura fica ao lado da igreja que lhe foi dedicada, na Via Momentana.
Vários milagres lhe são atribuídos e a sua fama espalhou-se rapidamente.
Dois dias depois da sua morte, a mártir apareceu a seus pais, acompanhada de um grupo de virgens, tendo a seu lado um cordeirinho
No tempo do Papa Paulo V as relíquias de Santa Agnes (ou Santa Inês), foram encontradas no santuário da Igreja. Agnes significa em grego, casta e, em latim, ovelha.
Santa Inês é representada na arte litúrgica com uma ovelha ao colo.
No dia da sua festa, uma ou duas ovelhas são abençoadas na sua igreja, em Roma, e da lã delas fazem-se alguns "palliums" (duas tiras de lã branca), que o Papa entrega aos Arcebispos com símbolo da sua jurisdição.
O papa S. Dâmaso adornou com versos o seu sepulcro e muitos santos Padres, segundo S. Ambrósio, celebraram os seus louvores.   


Padroeira:

É padroeira da pureza, da castidade, das meninas adolescentes, dos noivos.
Segundo a tradição, Santa Inês ajuda a encontrar um noivo para um casamento feliz.
É também a padroeira das Filhas de Maria e dos jardineiros.

Oração:

Ó dulcíssimoSenhor Jesus Cristo, fonte de todas as virtudes, amigo das almas virginais, vencedor fortíssimo das ciladas dos poderosos, severíssimo extirpador de todos os vícios, lançai Vosso olhar para a minha fraqueza e, pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe, a Virgem Maria, e de Santa Inês, concedei-nos o auxílio da Vossa Divina Graça. Santa Inês, rogai por nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário