domingo, 18 de janeiro de 2015

Dia 18 de janeiro - SANTA MARGARIDA de HUNGRIA


 Margarida nasceu no castelo de Turoc, em 1242, na Hungria. Era filha do rei Bela IV e da rainha Maria, de origem bizantina. Os pais eram  cristãos convictos e a pequena Margarida foi logo batizada.
Com dez anos de idade os pais levaram-na para o mosteiro dominicano de Vespem, para ser preparada para a vida religiosa, como agradecimento pela libertação da Hungria, dos Tártaros.
Dois anos depois, Margarida fez a profissão de fé num novo mosteiro que seu pai fundou para ela, na Ilha das Lebres, nas margens do Danúbio e perto de Budapeste.
Em 1261, entregou definitivamente a sua vida ao serviço do Senhor, sendo perticularmente devota da Eucaristia e da Paixão de Cristo.
Era uma jovem especial, foi sempre um exemplo de humildade e de virtude para as outras religiosas. Orava e fazia penitências, oferecendo-se sempre como vítima para a salvação do seu povo. Nunca desejou grande cultura, só o básico da escrita e da leitura.
Pedia que lhe lessem as Escrituras e confiava a sua direção espiritual ao dominicano Marcelo, seu superior e confessor. Não tinha apego por nada material o que, juntamente com a sua vida contemplativa, a aproximou tanto de Deus que recebeu o dom das visões.
Tornou-se uma das grandes místicas medievais da Europa, sempre muito respeitada e amada pelas comunidades religiosas, a corte e a também pelo povo.
Morreu dia 18 de janeiro de 1270, no seu mosteiro. O seu túmulo tornou-se destino de peregrinações, pelas muitas graças e milagres concedidos por sua intercessão.
Um ano depois da sua morte, o seu irmão, Estevão V, rei da Hungria, encaminhou para Roma um pedido de santidade da irmã. Este processo desapareceu assim como outro que foi enviado em 1276.
Na sua pátria e em muitos outros países; Margarida já era considerada santa.
A canonização de Santa Margarida da Hungria foi concedida pelo Papa Pio XII, em 1943, acolhida com júbilo pelos seus devotos, especialmente na Europa do Leste onde é muito venerada.



Oração:  

Ó Deus de misericórdia e de bondade, compadecei-Vos de todos os que sofrem, os que choram, os que passam por duras provações. Peço-vos, Senhor, fortalecei-os na fé, para que busquem a Vossa vontade e estejam dispostos a acolhê-la. Amém.



 



Sem comentários:

Enviar um comentário