sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Dia 16 de janeiro - São MARCELO I




São Marcelo nasceu em Roma, de origem humilde, era um homem generoso e com uma fé inabalável. Foi eleito Papa Marcelo I a 27 de maio de 308, quatro anos após a morte do seu antecessor.
Viveu numa época conturbada para os cristãos. Já se anunciava a queda do império romano e o imperador Diocleciano decretou a mais terrível e sangrenta perseguição aos cristãos que se manteve mesmo durante a vigência do seu sucessor, o imperador Maxêncio.
O seu pontificado ficou muito bem documentado e aí se encontram relatos do comportamento dos cristãos perseguidos  que, por medo, renegaram a fé em Cristo.
Durante o seu breve pontificado determinou algumas normas importantes, nomeadamente, conceder o perdão aos cristãos que tinham renunciado à fé, por medo e, também, proibir a convocação de qualquer concílio geral sem a autorização do papa de Roma.
O imperador Maxêncio mandou prendê-lo e condenou-o a trabalhar na sua própria igreja, que fora transformada em estábulos, com o intuito de o humilhar.
Marcelo morreu como resultado de inúmeras privações e humilhações dia 16 de janeiro de 309.
As suas relíquias estão guardadas na Cripta dos Papas no cemitério de Santa Priscila em Roma.










Padroeiro da cidade de Leão em Espanha

Oração:
Dignai-vos escutar benignamente, Senhor, as preces do Vosso povo e fazei que nos sirvam de auxílio os mérito do bem-aventurado São Marcelo, Vosso mártir e pontífice, cujo martírio hoje celebramos, por Nosso Senhor Jesus Cristo. Deus eterno e todo poderoso, que destes a São Marcelo a graça de lutar pela justiça até à morte, concedei-nos, por sua intercessão, suportar por Vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de Vós, que sois a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. São Marcelo, papa e mártir, orai por nós e pela Santa Igreja! Amén.









Sem comentários:

Enviar um comentário