terça-feira, 13 de janeiro de 2015

14 de janeiro - Beato PEDRO DONDERS

Nasceu em Tilburg, na Holanda, no dia 27 de outubro de 1809. A família era pobre e Pedro Donders pouco pôde estudar e teve de trabalhar para ajudar no sustento da casa. Acalentava desde muito novo o desejo de ser sacerdote e com a ajuda dos padres da sua paróquia deu entrada no seminário menor e foi ordenado sacerdote em  1841.
Ainda no seminário, foi orientado pelos seus superiores para missões no Suriname (colónia holandesa).
Chegou a Paramaribo, capital desta colónis, em 16 de setembro de 1842, onde desenvolveu o seu trabalho pastoral. As suas primeiras atividades consistiam em trabalhar ao longo dos rios desta colónia, pregando e ministrando sacramentos aos escravos e índios. Nas suas cartas mostra a sua indignação pela forma como estes eram tratados pelos donos das plantações.
Em 1856 foi enviado para a colónia de leprosos de Batávia. A sua caridade não se limitava à religião mas também aos cuidados de saúde que ele próprio ministrava aos doentes. Conseguiu persuadir as autoridades do território a arranjarem serviços de enfermagem adequados. A sua dedicação e energia foram uma benção preciosa para estes doentes.
Em 1886 os Redentoristas chegaram ao Suriname para assumirem esta missão e o padre Pedro Donders e um seu companheiro juntaram-se a esta congregação (curiosamente esta congregação tinha-lhe recusado a entrada no seminário na sua juventude). Fizeram o noviciado e professaram votos e, imediatamente, Donders voltou a Batávia para continuar a sua obra. Aprendeu línguas nativas e ensinou a fé cristã até que as forças lho permitiram.
Morreu a 14 de janeiro de 1887 e a fama da sua santidade espalhou-lhe pelo Suriname e também pela sua terra natal, a Holanda.
A 23 de maio de 1982 foi beatificado pelo Papa João Paulo II.



Padroeiro: das almas mais abandonadas.




 Pensamentos marcantes de Pedro Donders


“Também a adversidade e a cruz vêm de Deus e nada se realiza sem a cruz!”



 “Se aqui, no Suriname, tivessem tanto cuidado com a saúde e bem estar dos escravos quanto na Europa se tem pelos animais, a situação seria muito melhor! O que aqui vi e escutei supera qualquer imaginação!”



 "Quero anunciar a bondade do Senhor enquanto eu viver!"



Oração:
Pai de amor e de bondade que escolheste, ao longo dos tempos,  homens e mulheres para proclamar as maravilhas do Vosso amor, servindo os pobres e abandonados, concedei-nos, por intercessão de Pedro Donders a paciência e a coragem de vos servir todos os dias da nossa vida. Por Cristo Nosso Senhor. Amén.



                                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário